TianeBijux

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

http://casa.hsw.uol.com.br/gatos2.htm



Comportamento dos gatos e sociabilização


A sociabilização tem início já nas primeiras semanas de vida de um filhote quando ele fortalece os laços com sua mãe e com os outros gatos da família. Quando o filhote começa a crescer e é apresentado aos seres humanos, ele também estabelece um vínculo com quem lhe dá carinho e comida. Os felinos são conhecidos por serem mimados e é praticamente impossível saber como um gato reagirá aos humanos. Alguns podem ser amigáveis desde o primeiro dia, enquanto outros podem ser mais reservados – apesar de serem da mesma ninhada.

A maioria das ações de um gato enquanto está brincando é semelhante às ações que teria se estivesse caçando. Alguns gatos gostam de perseguir as luzes em um quarto, o que pode imitar os movimentos de um rato, enquanto outros preferem pegar bichos de pelúcia como se estivessem caçando pássaros. E todos os gatos são escaladores natos.

Os gatos usam uma variedade de sons para se comunicar com outros animais ou pessoas. O som mais comum é um “miau”. Quando um gato mia, normalmente é pedindo atenção. Talvez o gato esteja querendo dizer “me alimente”. Outro som bastante comum é o ronronar. Na maioria das vezes, quando um gato ronrona é porque está feliz. Os gatos também silvam quando estão loucos ou particularmente agressivos. Muito parecido com o rugido de um leão, trata-se de um aviso para que saiam do seu caminho.

Gatinhas filhotes atingem a maturidade sexual por volta dos cinco aos nove meses de idade. Embora os filhotes machos atinjam a maturidade sexual por volta dos cinco meses, o acasalamento não costuma ocorrer antes deles completarem um ano de idade. Muitas organizações humanas são a favor da castração dos gatos para prevenir a superpopulação. A Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade contra os Animais (ASPCA) sugere que as gatinhas sejam esterilizadas logo com oito semanas de vida e que todos os outros gatos sejam castrados por volta dos seis meses de idade [fonte: ASPCA].
Vejam também outras matérias relacionadas
http://casa.hsw.uol.com.br/gatos2.htm


Eu, como amante dos felinos, em especial os gatos, achei essa matéria interessante e gostaria de dividí-la com vocês!
Tiane

Nenhum comentário:

Postar um comentário