TianeBijux

sábado, 15 de janeiro de 2011

Situações em Indaiatuba

Em Indaiatuba, no período de duas horas, entre 8h30 e 10h30, de quinta-feira (13) choveu o que geralmente é medido durante pelo menos 24 horas, em janeiro. Os 55 mm registrados pela Defesa Civil ocasionaram estragos em várias regiões da cidade e em outras épocas do ano podem representar as chuvas de até um mês. A Prefeitura por meio das Secretarias Municipais ofereceu socorro imediato e continua com apoio para os que necessitam de ajuda. Nenhuma família ficou desabrigada ou desalojada, mas as águas invadiram momentaneamente casas e prédios públicos. A maior parte da situação já foi normalizada.

Na rua Ignácio Wolf, no Jardim Pedroso, um móvel usado foi o responsável pela inundação. Um guarda-roupas foi encontrado jogado em uma boca-de-lobo. Ele funcionou como obstáculo para água que acabou invadindo a garagem do prédio que fica no número 195. “Queremos insistir para que as pessoas não joguem lixo, entulhos ou móveis velhos em vias públicas, porque danos irreversíveis podem ocorrer. Também solicitamos que ao menos nessa época de chuvas intensas o morador coloque o lixo o mais próximo possível do horário em que o lixeiro passa”, solicita o presidente da Defesa Civil, coronel Antônio Marinho da Silva.

Durante as chuvas, pela manhã, a cidade registrou 16 pontos de alagamentos. Entre os bairros atingidos estão o Centro, Tombadouro, Jardim Morada do Sol, Costa e Silva, Oliveira Camargo, Jardim Kioto e Itaici. Seis prédios públicos ficaram inundados e outros três acabaram por sofrer avarias, como problemas no teto de gesso, devido a infiltrações.

A água invadiu o ambulatório de Pediatria, a Farmácia, o Derefim (Departamento de Reabilitação Física e Mental) e o Cras IV (Centro de Referência de Assistência Social), todos no Jardim Morada do Sol e a Emeb (Escola Municipal de Educação Básica) “Profª. Sylvia Teixeira de Camargo Sannazzaro”, no bairro Tombadouro. O Cras (Centro de Referência de Assistência Social) do Tombadouro também sofreu infiltração que derrubou o teto de gesso e alagou a unidade. O atendimento foi suspenso em toda a quinta-feira.

A ETA V (Estação de Tratamento de Água) teve a Casa de Bombas inundadas, mas acabou reparada por volta das 14h30. Não houve problemas com falta d’água. Também acabaram registrados alagamentos de 14 propriedades particulares. Os semáforos da avenida Itororó com a rua XV de Novembro e o da avenida Presidente Kennedy com a rua 13 de Maio chegaram a entrar em pane, mas já foram consertados.

Ainda pela manhã a Prefeitura de Indaiatuba solicitou a Salto a abertura das comportas para aumentar a vazão do rio Jundiaí. A medida também ajudou a normalizar a situação de forma mais rápida.

Donativos para ajudar a população que foi atingida pelas enchentes podem ser entregues na Secretaria da Família e Bem Estar Social. Ela fica na Prefeitura, na avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, 2.800, no jardim Esplanada II. Todas as Secretarias e a Defesa Civil permanecem de plantão e monitoram a situação na cidade.


Morada do Sol

Na rua Martinho Lutero (antiga 73), na área conhecida como “Cabo da Espingarda”, o córrego Barnabé transbordou e chegou no quintal de 10 residências. No final da tarde de quinta-feira a situação estava normalizada.


Oliveira Camargo

No Jardim Oliveira Camargo, o córrego Barrinha, afluente do rio Jundiaí passou por cima da ponte e atingiu com 50 cm. o interior de cinco residências. Foram prejudicadas seis famílias, um total de 30 pessoas. Outras seis casas também receberam a água no quintal. Por volta de 11h os moradores começaram a limpeza dos locais. A Prefeitura enviou assistentes sociais para oferecer o apoio necessário imediato. Ninguém precisou ser removido. No período da tarde a Secretaria da Família e Bem Estar Social enviou cestas básicas e cobertores para os moradores.

Itaici

No bairro Itaici, a estrada Ezequiel Montoanelli, que liga o bairro Tombadouro à avenida coronel Antônio Estanislau do Amaral ficou com o asfalto danificado. A segunda represa do Terras de Itaici transbordou e atingiu as alamedas Andorinhas e Peroba.


Jardim América

Uma encosta que fica atrás da Associação Cultural, Esportiva Nipo Brasileira de Indaiatuba desmoronou e atingiu duas residências que ficam abaixo, na rua Ignácio Ambiel. Na casa do número 1.312 o muro dos fundos caiu e o do vizinho ficou comprometido. Foi adquirida uma lona com 20 x 50 metros para conter novos deslizamentos.


Caminho da Luz

O córrego São Lourenço, afluente do rio Jundiaí transbordou e a avenida Lix da Cunha na altura do pesqueiro Santo Agostinho ficou inundada impedindo a passagem de carros e caminhões. Às 16h30 de quinta, a via continuava interditada. O rio Jundiaí continua subindo e está cerca de 2,5 metros acima do nível normal. “A permanecer essa estiagem ele pode começar a abaixar”, comenta o coronel Marinho.


Caps II

No Caps II (Centro de Atenção Psicossocial) do bairro Pau Preto, a calha não deu vazão à grande quantidade de água promoveu infiltrações em algumas salas. A situação se normalizou por volta das 11h30.


Projeto Guri

Parte do teto de gesso da sala de ensaio musical do Projeto Guri, no Centro Cultural Wanderley Peres, na Praça D. Pedro II caiu. O chão ficou cheio d’água. A Secretaria de Cultura já está tomando providências e um técnico vai recolocar o gesso para evitar que o restante do teto desabe.




Escolas e UBS

Escolas Municipais apresentaram problemas com telefonia e energia elétrica. Algumas unidades de saúde também tiveram transtornos momentâneos durante a chuva, mas situação foi normalizada ainda pela manhã.


Jardim Esplanada

Na avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, no Jardim Esplanada I, a água desceu da parte alta e atingiu os fundos do número 1.980. Uma clínica de fisioterapia ficou inundada.


Ponte

A ponte sobre o rio Jundiaí, na avenida Coronel Antônio Estanislau do Amaral está com o asfalto danificado. A estrada liga Indaiatuba a Itupeva.


Jardim Kioto

No Jardim Kioto, residências tiveram os quintais inundados com a água das chuvas.


*Retirado do site da Prefeitura de Indaiatuba
http://www.indaiatuba.sp.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário