TianeBijux

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Tosse

Tosse

Você sabe quando realmente se preocupar com a tosse das crianças?



A tosse é um reflexo ao estímulo das vias aéreas causado por uma irritação que resulta na forte expulsão do ar. O muco que escorre nas vias aéreas durante um resfriado comum é, de longe, a irritação mais comum. Tecnicamente falando, a tosse é ótima para limpar partículas indesejadas nas vias aéreas.

No entanto, segundo o médico Michel Cohen, autor do livro "The new basics - O que você precisa saber para cuidar bem de seu filho, de A a Z", a tosse raramente é um doença grave, mas é a mais preocupante entre os sintomas na infância. "Em geral, faz muito barulho, o que a leva a lembrar constantemente que a criança está doente e interfere no sono profundo, tanto o dela quanto o seu", explica.

Em recém-nascidos e crianças
Quando se preocupar:
-Se a criança estiver respirando com dificuldade.
-Se ela não conseguir comer.
-Se ela estiver muito pálida.
-Se ela tiver febre alta demais para a idade.
Nesses casos, ela pode ter uma infecção e deve ser encaminhada ao médico.

Quando não se preocupar:
-Se a criança tiver muita secreção nasal e tosse, mas sua respiração estiver normal ou levemente acelerada; logo, não está respirando com dificuldade.
-Se ela conseguir comer, mesmo que a quantidade seja menor que o normal, e resmungar bastante.

Em crianças
"Novo acesso: muito provavelmente, a tosse da criança é o resultado de um resfriado ou gripe. É importante entender que, nesses casos, a tosse não deriva dos pulmões. O vírus induz uma secreção na parte posterior do nariz que provoca a tosse. A tosse em si não é um indicador seguro de pneumonia e, para dizer a verdade, crianças que apresentam um quadro de pneumonia geralmente não têm tosse, porque elas estão muito fracas em razão de suas condições", relata no livro.

Quando se preocupar:
-Se a criança teve febre alta por muitos dias, com atividades consideravelmente menos frequentes. Embora pareça uma simples gripe, a pneumonia às vezes pode se manifestar de maneira simples.
-Se estiver respirando com dificuldade, pode ser indicação de um ataque de asma ou pneumonia.
Nas duas situações, o médico deve examinar o peito da criança.

Quando não se preocupar:
-Se a criança não tiver febre ou se a febre não durar mais que poucos dias.
-Se ela continuar ativa.
-Quando a tosse parecer terrível. Você não pode avaliar a gravidade da enfermidade da criança pela intensidade da sua tosse. Alguns vírus simples produzem tosse com sons horríveis e, de fato, não são tão graves assim.

"A tosse é apenas um sintoma; antes de apressar-se para eliminá-la, é importante entender que a tosse serve para ajudar a expelir partículas indesejadas das vias aéreas. Além disso, as crianças têm a surpreendente capacidade de dormir durante a tosse seca (enquanto você se mexe e vira na cama, é claro). Se a tosse atrapalhar o sono, você pode ligar para seu médico e pedir uma variedade de prescrições. Em termos de tratamento, a maioria das tosses tem origem viral, o que significa que os antibióticos não têm efeito", finaliza.

Bibliografia - "The new basics - O que você precisa saber para cuidar bem de seu filho, de A a Z", de Michel Cohen, Integrare Editora.


Thaís Bronzo

Matéria retirada do site
anamariabraga.globo.com/

Olá, meninas!!!
Achei essa matéria interessante e resolvi dividi-la com vocês.

bjsss
Tiane

Nenhum comentário:

Postar um comentário