TianeBijux

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Dicas de Organização

Dicas de organização



As assessoras de organização foram unânimes em um ponto: agrupe as roupas por cor. "Quando você acorda de manhã, pensa: hoje vou colocar a saia azul. É mais fácil encontrá-la se ela estiver dentro do grupo de roupas azuis do que no meio das saias", diz a especialista Cristina Papazian. Se possível, dentro de cada cor, separe as peças por tipo.

Caso você tenha duas alturas de cabideiro dentro do armário, reserve a arara de cima para as roupas da parte de cima do corpo, como camisas e casacos. E deixe o cabideiro de baixo para calças, saias e bermudas. Não é só questão de lógica. Em geral, quem projeta o armário prevê as medidas ideais para cada tipo de peça - calças dobradas ao meio em um cabide precisam de menos espaço (85 cm de altura) do que camisas e casacos (1,10 m de altura).

Nas roupas dobradas, evite criar pilhas altas. "Elas desmontam e a prateleira fica bagunçada", ensina Renata Tranjan, da Egger & Tranjan. Procure ainda não fazer tantas dobras, pois isso deixa a roupa cheia de vincos. Se a roupa é comprida, estude um jeito de dobrar que aproveite toda a profundidade da prateleira e fuja da tentação de compactá-la um pouco mais para deixá-la do mesmo tamanho que as roupas menores.

Não deixe blusas de malha penduradas em cabides, pois elas deformam, adverte Renata Tranjan. Se for um casaco de tricô, melhor abotoar e dobrar. Também não faça bolinhas com as meias - isso laceia o elástico.

Se não tem muito espaço no armário, programe um rodízio conforme a estação do ano. "No verão, suba as malhas e coloque as blusas leves mais a mão. Da mesma forma, deixe as sandálias à frente e esconda as botas. No inverno, inverta as posições das peças", explica Andrea Caetano, da Wellbeing.

Para criar mais espaço para sapatos, estude com o marceneiro se é possível encaixar uma colméia feita de MDF fininho em algum nicho do armário (imagine: ela será semelhante a um suporte para garrafas de vinho deitadas). "Para cada par, programe um casulo de 7 x 8 cm", diz Cristina Papazian.

Embalagens compactadoras, à vácuo, guardam edredons sem tomar muito espaço. No entanto, elas não são baratas. Cristina Papazian sugere uma alternativa econômica: coloque o edredom em um saco para lixo azul e feche-o com fita adesiva. Faça um furinho no plástico e coloque ali o bocal do aspirador de pó. Após aspirar o ar da embalagem, feche o furo com mais fita adesiva. Atenção: sempre que for guardar uma peça de roupa embalada, lave-a antes.

Reserve um cesto para lenços, echarpes, faixas de cabelo, enfim, peças miúdas que podem se perder em meio às demais. Para armazenar bijuterias, Andrea Caetano recomenda caixas e minigaveteiros apropriados, forrados por dentro de veludo preto. "Eles mantêm as bijus bem visíveis", diz. Esses pequenos contêineres para acessórios podem ser apoiados na prateleira logo abaixo do cabideiro de camisas, o que multiplica o espaço no armário.

Os cabides de arame das lavanderias deixam vincos nas roupas e podem deformar tecidos mais delicados. Ao voltar do tintureiro, troque-os por um cabide seu. De tempos em tempos, junte-os e devolva para a lavanderia, que poderá reciclá-los.

Etiquetas nas prateleiras com os nomes das peças que vão em cada espaço ajudam a empregada a se achar, sugere Andrea Caetano. Se ela guarda tudo no local certo, você não tem que revirar o armário em busca do que precisa.

Cinteiros, calceiros e gravateiros retráteis são acessórios que otimizam o espaço do armário. Consulte o marceneiro porque, em alguns casos, é possível encaixá-los em móveis prontos.

Limpe o interior do armário apenas com um pano úmido, recomenda Cristina Papazian. Evite o lustra-móveis, que é um produto gorduroso e pode manchar as roupas. Importante: faça a faxina começando pelas prateleiras do alto e depois vá descendo. A tendência da poeira é subir.

Closets nos quais as roupas ficam em divisórias sem portas exigem uma limpeza mais cuidadosa. Passe aspirador de pó no piso todos os dias.


http://casa.abril.com.br


Tiane

Nenhum comentário:

Postar um comentário