TianeBijux

sábado, 22 de outubro de 2011

Perigos as Cinzas Vulcanias - saiba mais e tire dúvidas

vulcão Puyehue no Chile

 

Sujeira no ar, perigo para a saúde


Riscos são maiores principalmente para pessoas com problemas respiratórios


Nesta semana, carros e ruas mudaram de cor pela presença das cinzas do vulcão chileno Puyehue em Santa Catarina. Mas muita gente sentiu a diferença também na saúde.

– Ontem à tarde comecei a sentir dores e bastante coceira na garganta e nos olhos. A impressão é de que sinto gosto de cal na boca – conta a artesã Rosângela da Silva Santos.

O médico pneumologista Roberto Hess de Souza explica que as partículas em suspensão podem causar desconforto. Mas ele destaca que deve ter ainda mais atenção quem tem doenças cardíacas ou problemas respiratórios alérgicos e crônicos.

– Minha filha é alérgica e, de ontem pra hoje, ficou rouca. Estou preocupada e já marquei médico pra amanhã – conta a professora Cristina Rodrigues.

Segundo o pneumologista, essas pessoas devem evitar a exposição em ambiente aberto e manter as indicações dos médicos. Em caso de piora na falta de ar ou no surgimento de sintomas como dificuldade para respirar e palpitações, a orientação é sempre procurar um profissional da saúde.

Os olhos também são partes que sofrem muito com o problema.

– O que mais me prejudicou foram as lentes de contato que uso – conta o motociclista Fernando Tholl.

Estado não fez alerta oficial sobre riscos à população

A recomendação é manter as lentes de contato hidratadas. O ideal é trocar as lentes de contato por óculos, pois existe o risco de irritação nesses dias de poeira. Fora isso, o médico recomenda, principalmente para crianças e idosos, manter-se longe de áreas afetadas pelas cinzas.

O secretário de Estado da Saúde, Dalmo de Oliveira, disse que sabia há pouco tempo que as cinzas atingiram o Estado. Ele ainda iria avaliar com as equipes técnicas responsáveis a necessidade de alguma orientação para os catarinenses.

Na coluna ao lado, você lê as principais perguntas do chat de que o médico Roberto Hess participou, na manhã de ontem, no www.santa.com.br.

PALAVRA DO ESPECIALISTA
As cinzas causam riscos à saúde?
Existe risco, principalmente em relação a pacientes que têm rinite alérgica, asma brônquica e outras doenças respiratórias, como enfisema e bronquite crônica. Nestes casos, as cinzas podem desencadear crises alérgicas.
Que orientações aos pacientes?
Caso esteja usando algum remédio tipo corticóide inalatório, manter o tratamento. Caso apresente piora na falta de ar, procure o seu médico para uma avaliação mais cuidadosa.
Há risco toxicológico à população?
Não na proporção a qual estamos expostos. Porém, mais próximo às áreas do vulcão e se durante muitos dias seguidos, sem dúvida pode trazer algum problema de intoxicação.
A cinza causa câncer de pulmão?
Não. As pessoas que vivem em volta de um vulcão precisariam da exposição de muitos anos para terem risco de doença crônica ou câncer.
O que fazer com as crianças?
Ainda há muita poeira na rua, o que pode desencadear rinite e conjuntivite alérgica ou dermatite. Neste período, crianças devem brincar em locais onde não há acúmulo da poeira.
Os efeitos das cinzas podem realmente prejudicar a respiração?
Pessoas com problemas respiratórios e idosos cardíacos devem tentar não se expor e, caso tenham sintomas como palpitação e falta de ar, procurar o médico. Para a maioria da população, não há qualquer risco.
Há riscos para as grávidas?
Não. A exposição a grandes volumes de poeira pode trazer desconforto, mas não há risco ao bebê.
Como limpar áreas atingidas?
Em ambiente externo, como o pátio, o ideal é usar água corrente. Nas superfícies em que não é possível, o ideal é limpar com pano úmido. Evitar varrer ou escovar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário