TianeBijux

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Alimentos que ajudam a combater a anemia

Problema de saúde pública a anemia é causada pela pouca quantidade de ferro no organismo. Segundo o ministério da saúde, 30% das gestantes e 50% das crianças com até 5 anos têm anemia.
Uma das causas do aparecimento da anemia são; dietas rigorosas e desbalanceadas, problemas no estômago e no intestino, fluxo menstrual intenso em mulheres, hemorragias e anormalidades genéticas
O aumento das necessidades de ferro em determinadas fases, como na infância, adolescência, gestação e amamentação, tornam essas pessoas um grupo mais vulnerável.
Nas crianças, a anemia poderá causar retardo no crescimento, perda de peso, diminuição na concentração e memória, piora no rendimento escolar. Em casos mais avançados, a anemia pode provocar até insuficiência cardíaca.
Os alimentos são importantes para o combate da anemia, a quantidade de ingestão recomendada depende da altura, idade, sexo e da atividade física.
As fontes de ferro de alimentos de origem animal, como carnes bovinas, fígado, aves e peixes, é a melhor fonte deste mineral, chamado de ferro ferroso, são de melhor qualidade e mais facilmente absorvidos.
Os vegetais, como os verdes-escuros, beterraba e feijões, também são encontrados ferro, no entanto, um ferro de qualidade inferior ao encontrado nas carnes, trata-se do ferro ferrico, de biodisponibilidade menor.
Para melhorar a absorção do mineral, é importante o consumo de vitamina C.
Alguns alimentos ricos em ferro:
Carne vermelha, fígado, coração, brócolis, couve manteiga, rapadura, beterraba e feijão.
Alimentos que ajudam na absorção do ferro:
Laranja, goiaba, acerola, limão..

Amigos, estou fazendo uma pesquisa de como combater a anemia, pois estou com um pouco e como já tive LMA (Leucemia) me preocupa um pouco, mas já estou providênciando esses alimentos no meu dia a dia e tomando vitamina.
Achei que essas dicas também podem ser úteis para vocês.

bjsss
Tiane

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário